Enem e Prouni



Total de visualizações de página

Corpo Musical

O conceito de Banda Marcial foi popularizado pelos antigos romanos, provavelmente influenciados pelos gregos, cuja formação cultural valorizava tanto a disciplina física na formação militar quanto à sensibilidade artística para a música.
A especialização de funções dentro das organizações militares reservou um lugar para os músicos que habitualmente encabeçam as paradas militares. A natureza de tais desfiles obrigou uma seleção de instrumentos musicais baseada em sua portabilidade, facilidade de manejo e potência sonora.
As modernas bandas marciais e bandas musicais desenvolveram-se sobre a influência do modelo americano das marching bands, ao passo que as fanfarras mantiveram uma característica técnica de maior simplicidade, devido aos recursos instrumentais mais limitados. Como curiosidade, podemos relatar que as pequenas bandas que deram origem aos grupos executantes do frevo em Pernambuco eram às vezes chamadas de Fanfarras.
Quanto aos instrumentos presentes nas Fanfarras e Bandas Marciais podemos relacionar:
Instrumentos de sopro de metal lisos, que caracterizam a fanfarra simples: corneta em Fá e Si bemol, Clarim em Mi bemol, Cornetão em Fá e Mi bemol.
    Instrumentos de sopro de metal dotados de válvulas, que caracterízam a fanfarra com pisto: Bombardino em si bemol, Fá e Mi bemol, Baixo Tuba ou Sousafone nas mesmas tonalidades e eventualmente Trompete em Si bemol.
      • Instrumentos de Percussão: Bombo Fuzileiro, Surdo gigante (90cm), Mor (60cm) e Médio (30cm), Atabaque ou Timbale, pares de Pratos de 14 ou 16 polegadas, Caixa Clara ou Tarol (rasa e aguda) e Caixa de Guerra (profunda e grave) e eventualmente Lira diatônica ( metalofones com afinação).
      • Istrumentos de sopro de Madeira: Flauta Transversal, Flautim ou Picollo (flauta extremamente aguda), Clarineta, Requinta (clarineta reduzida) e Saxofone.


      A Banda Marcial Barros Correia é associada à ABANFARE - Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco e compete na categoria Marcial Juvenil, desde o ano de 2007, nesta categoria  foi sagrada Vice Campeã Pernambucana nos anos de 2009 e 2010 e, Vice Campeã Norte/Nordeste no ano de 2009.

      "A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia." (Beethoven)