O que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. "Ou você faz uma coisa bem feita ou não a faz."
Maestro
Maestro ( Inglês: / maɪstroʊ / , italiano: [maestro] ) (do italiano maestro , que significa " mestre "ou" professor " [ 1 ] ) é um título de extremo respeito dado a um músico mestre. O termo é mais comumente usado no contexto ocidental de música clássica e ópera . Isto está associado com o uso onipresente do vocabulário italiano para termos de música clássica . Compositores , intérpretes , empresários , diretores de música , maestros e professores de música são freqüentemente dado este título.
Na ópera italiana do mundo, o termo é usado não somente para o condutor, mas também para músicos que atuam como répétiteurs e condutores assistente durante as apresentações ( sostituto maestro ou collaboratore maestro ). Mesmo o prompter ( suggeritore maestro ) pode ser referido por este título. (Não há acordo sobre como lidar com um condutor de mulher, como o feminino equivalente maestra denota "professora" em italiano).
Existem conceitos semelhantes em muitas outras culturas do mundo, por exemplo, as menções tradicionais de respeito por um mestre da música tradicional persa é a palavra persa Ostad .
Uso de fora da música
Por extensão, ele é usado em Inglês para designar um mestre em um campo artístico, geralmente alguém com grande conhecimento que instrui os outros no campo, embora o termo às vezes podem ser conferidos através do respeito absoluto para obras de um artista. A palavra é usada às vezes em artes plásticas , como pintura e escultura , embora haja "mestre", como no velho mestre , é muito mais comum.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Breve Histórico:
Gideon Saraiva iniciou suas atividades na Banda Marcial Barros Correia no fim dos anos 80, ainda como Trompetista mór. Mas, o destino teria lhe traçado um grandioso caminho pelas veredas da musicalidade e logo o nosso músico não demoraria para se tornar um personagem coadjuvante do crescimento Musical progressivo da BMBC.
Em 2006, participou do Resgate Histórico da Banda Marcial Barros Correia, ao lado de seu irmão Zibeon Saraiva, sendo contribuintes fundamentais para a realização do Projeto que iria modificar a História das Bandas Marciais em nossa Cidade e Estado.
Dotado de um talento nato, uma liderança virtuosa aliada ao ouvido detalhista, entre conhecimentos teóricos musicais e a perseverança determinada de mudar o cenário, transformando momentos de vontade em situações perfeccionistas, o Professor Gideon Saraiva plantou suas sementes em bom terreno e as cifras musicais brotaram na vontade de seus alunos, revolucionando a música, o ritmo, a harmonia, modificando de forma surpreendente a cadência das bandas marciais, aperfeiçoando, incrementando, introduzindo maviosamente um novo conceito de apresentação e musicalidade.
Daí pra frente, foi escrevendo a sua História, com sua personalidade sincera, austera, verdadeira, resgatando jovens, incentivando-os aos caminhos da música e disciplina, fundamentais ao bom andamento do caráter humano, cativando respeito, consideração, amizades e irmandade, exemplos que com humildade, dedicação e desempenho se consegue ir ao longe nos caminhos objetivados e perseguidos por alguns, mas alcançados por poucos. Não é a toa o lema construído por ele mesmo: "Disciplina e Musicalidade". Sua cara e, hoje, a cara da Nossa Banda Marcial Barros Correia.
. "Não sou eu. São as músicas. Eu sou só o carteiro. Eu entrego as músicas." (Bob Dylan)
E do pequeno se faz o grande. Nossos agradecimentos, são minúsculos ao peso da dívida que temos ante sua devoção, carinho, amor, pela música, dedicação por nós, pela BMBC. Impagável, incomensurável. Eterno!
"O amor ensina música." (Erasmo de Rotterdam)